TEORIA GERAL ADMINISTRAÇÃO
O funcionário ganha cada vez mais ênfase no cenário empresarial . de simples executor passou a cliente interno , demonstrando assim sua importância na sobrevivencia das organizações .
Dentro de uma abordagem mais ampla , as organizaçoes são unidades (ou agrupamentos humanos ) , intencionalmente construidas e reconstruidas com o fim de atingir objetivos especificos . Isso significa que as organizações são propositada e plenejadamente construidas e elaboradas para atingir determinados objetivos, e tambem são reconstruidas e reelaboradas , ou seja ,reestruturadas e redefinidas, conforme os obejetivos são atingidos ou conforme se descobrem meios melhores para atingi-los com menor tempo .Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acbada, mais um organismo social vivo e sujeito continuamente a mudanças. As pessoas são fontes de competitividade, porque possuem valores e não são copiadas tão facilmente. As empresas de sucesso sabem valorizar seu capital humano, o conseguem extrair o melhor de cada componente.
Atualmente, as organizações estão passando por um processo de globalização, muitas delas conseguem manter-se no mercado por meio de vantagens competitivas. Antes a competitividade estava ligada à tecnologia, entretanto percebe-se que a realidade hoje em dia é outra, a sociedade está voltada para o conhecimento.
As pessoas são o centro das atenções organizacionais, delas se podem obter vantagens competitivas diferenciadas. O conhecimento das pessoas estão sendo disputado a todo momento, na Era Industrial o interesse era somente por trabalhos físicos, com a introdução da tecnologia avançada o interesse passou a ser o capital intelectual.
As empresas para adquirirem esse capital, terão que investir visando atrair e reter talentos e conhecimentos das pessoas. As pessoas por sua vez, deverão receber recompensas por seu desempenho como reconhecimento, oportunidades de desenvolvimento e envolvimento no