Teoria Geral administração
1-Resposta: A escola clássica da administração foi iniciada por Fayol que definiu 5 funções e 14 princípios para organizar e integrar todos os setores, dando ênfase a estrutura da empresa.
Complementando a escola clássica veio Taylor que com a administração cientifica buscou medir e estudar toda linha de produção para evitar desperdício de tempo e de recursos nas maquinas e melhorando a eficiência de cada trabalhador com manuais e estudos específicos para cada função. Em oposição a escola clássica que trata e empresa como uma maquina surgiu a escola de relações humanas que buscou estudar e entender os funcionários e com isso melhorar o ambiente de trabalho e mostrar a importância de uma boa gerencia criando equipes focadas no cumprimento de metas e mostrando que um bom ambiente de trabalho traz mais eficiência aos trabalhadores. Já a escola japonesa veio trazer um novo principio que se baseia no JIT sistema que busca a perfeição fazendo a penas o necessário quando necessário e o fazer de forma correta da primeira vez assim evitando a criação de estoques e o retrabalho assim focando sua gestão na qualidade da sua produção.
2-Resposta: Fayol identificou 14 princípios que devem se manter mutáveis e flexíveis se adaptando a cada tipo de organização.
1-Divisão do trabalho: dividir as tarefas em funções especificas e dar responsabilidades a cada trabalhador pela função exercida
2-Autoridade: delegar autoridade (chefia) junto com a responsabilidade
3-Disciplina: tornar os objetivos claros e punir os erros
4-Unidade de Comando: Cada setor deve repostar ao seu supervisor
5-Unidade de Direção: Todo esforço dos funcionários deve ser feito para atingir os objetivos traçados pela empresa.
6-Subordinação do interesse individual ao interesse geral: O interesse da empresa deve predominar ao interesse individual
7-Remuneração: de tempos em tempos pagar um valor (salario) aos funcionários