TEORIA FUNCIONALISTA
TEORIA FUNCIONALISTA
A Teoria Funcionalista da Comunicação busca analisar o papel das mídias na sociedade. Teoria Funcionalista aborda globalmente os Meios de Comunicação de massa no seu conjunto. „‟A questão de fundo já não são os efeitos, mas as funções exercidas pela comunicação de massa na sociedade" o que a distancia das teorias precedentes. Consiste, resumidamente, em definir a problemática dos mass media a partir do ponto de vista do funcionamento da sociedade e da contribuição que os mass media dão a esse funcionamento. Dessa forma, a Teoria
Funcionalista representa uma importante etapa na crescente e progressiva orientação sociológica da
'communication
research.'(WOLF, 2009, p. 25 e 26).
A teoria funcionalista estuda o equilíbrio entre indivíduos e veículos e todo o sistema de transmissão de conteúdo englobado.
É funcionalista por tentar entender a função de cada meio comunicativo e a lógica na problemática social. Relativo ao indivíduo considera o nível social da pessoa atingidas por determinada mídia, o prestígio veiculado nessa relação e as possíveis resistências de recepção do que é veiculado.
Há o estudo de “disfunções narcotizantes”, resultado de excessos na exposição de informações e conteúdos. Nesse campo de estudo, há a análise do nível de satisfação, ou seja, a atividade seletiva e interpretativa do receptor de uma mídia, se o que ela oferece atinge de fato às suas reais necessidades.
LESSWELL
Para Harold Lasswell, os meios de comunicação possuel as seguintes funções :
VIGILÂNCIA DO CONTEÚDO
CORRELAÇÃO SOCIAL
TRANSMISSÃO CULTURAL
SOCIALIZAÇÃO
ENTRETENIMENTO
A Mass Media, compoêm um sistema , onde cada parte executa uma função. Não considera os efeitos gerados, mas sim, a função deles no meio.
TEORIA FUNCIONALISTA
PRINCIPAIS AUTORES
Robert Merton,
Charles Wright Mills,
Wilbur Schramm...