Teoria Freudiana
GENERAL PSYCHOLOGY
Trabalho apresentado conforme exigência do programa de
Bachelor of Business Administration, para o curso PS1304 General
Psychology da Florida Christian
University.
Professora Cleyde Sena da Si
Orlando, FL
A Teoria Freudiana
Sigmund Freud foi médico e alterou de forma radical a maneira de pensar a vida psíquica, fundador da psicanálise que é conhecido como um método de investigação do problema da pessoa, através de suas experiências passadas.
Iniciou seus estudos com base na hipnose, que foi estimulada por Breuer e Charcot e a toma de base para estudos do inconsciente, que se inicia com mulheres histéricas, mas aos poucos passa a investigar a psicologia infantil. Após a morte de seu pai e o rompimento com Breuer, Freud passou a fazer uma auto-análise de seus sonhos e fantasia, assim descobrindo seus complexos de infância, denominados em
“Complexo de Édipo” juntamente com seu amigo Wilhelm Fliess. Freud concluiu que os conflitos da mente, tinham a origem na sexualidade. O individuo nos primeiros meses de vida tem a função sexual ligada á sobrevivência, portanto o prazer é encontrado no próprio corpo, e o corpo é erotizado, sendo assim as excitações sexuais estão localizadas em algumas partes do corpo. Freud classificou fases de um desenvolvimento progressivo em:
Fase Oral- A zona de erotização é a boca.
Fase Anal – A zona de erotização é o ânus.
Fase Fálica – A zona de erotização é o órgão sexual.
Período de latência se prolonga até a puberdade e se caracteriza por um intervalo na evolução da sexualidade.
A fase genital inicia-se quando o objeto de desejo não esta mais no próprio corpo, mas era um objeto externo ao individuo - o outro.
O complexo de Édipo é um conceito fundamental para a psicanálise, onde tem inicio com a fase fálica, onde o bebê tem contato com a mãe, principalmente na amamentação, que passa ser o primeiro objeto de desejo da criança.
O bebê tem a ilusão de