Teoria estruturalista
Divisão de trabalho e atribuição de poder e responsabilidade;
Centros de poder;
Substituição do pessoal.
Os meios de controle utilizados pela organização também podem ser classificados em três categorias
Controle físico;
Controle material;
Controle simbólico.
Cada tipo de controle provoca um padrão de obediência em função do tipo de interesse em obedecer ao controle, sendo assim existem três tipos de interesse ou desenvolvimento dos participantes da organização.
Alienatório;
Calculista;
Controle normativo. Os estruturalistas criaram várias tipologias de organizações e análises comparativas para melhor compreensão do fenômeno organizacional, incluindo a análise interorganizacional e o ambiente externo, que passou a ser considerado uma variável a mais nos estudos das empresas. Tipologia das organizações:
Organizações Coercitivas: As pessoas trabalham sem incentivos, porque são coagidas a fazê-lo (trabalho escravo). Como controle é utilizado prêmios e punições, a permanência dos participantes é através das imposições, ameaças, medo. O envolvimento pessoal dos participantes é alienativo. O poder é imposto pela força física
Organizações Utilitárias: As pessoas trabalham por dinheiro, desenvolve um comportamento calculista. O tipo de poder é remunerativo e se concentram nos incentivos econômicos, permanência no local de trabalho pela vantagem e interesse, sendo motivado por vantagens e benefícios.
Organizações Normativas: As pessoas desenvolvem mais moral (sindicatos), há busca de