Teoria educacional
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGOGICA
DISCIPLINA: POLITICA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
PROFESSOR DR. DEGISLANDO NOBREGA
COORDENADORA PROFª MSC.YARA Mª LEAL HELIODORO
TRABALHO ACADEMICO
Responda ao que se pede:
1 – A ciência moderna caracterizou-se pela especialização em detrimento do todo. Quais as precariedades e consequências desta visão de ciência?
Resposta: O pensamento científico cartesiano (Descartes), Newtoniano e Baconiano, como ficou conhecida a ciência moderna, foi por muito tempo (séculos e séculos) considerado como verdade absoluta: as teorias, os princípios, os blocos de construção e as leis eram verdades universais, isto é, era a descrição literal e objetiva do que existe na natureza. Acreditava-se que conhecendo as partes se compreenderia o todo; Eram as estruturas, forças e mecanismos que interagindo formavam o processo; As descrições científicas eram objetivas, não havendo qualquer interferencia do investigador no resultado e no próprio processo de conhecimento; Percebe-se que essas “leis fundamentais” já não dão conta do recado, percebe-se que se não funciona, então não é verdadeiro. O que desmente que o conhecimento científico pode alcançar a certeza absoluta e final da natureza/realidade.
2 – O filme “Ponto de Mutação” mostra a crise do modelo de ciência cartesiano/Newtoniano e emergência de um novo paradigma. Quais os traços mais importantes do novo paradigma e qual a sua relevância para sua prática docente?
Resposta: Os traços mais marcantes são a nova visão de mundo (humanização e respeito a natureza; retorno de valores éticos e morais como princípios básicos de melhor qualidade de vida), reconhecendo que o todo não é apenas formado por partes isoladas e, sim por padrões de teia inseparável de relações. Onde cada estrutura deve ser vista como manifestação de um processo subjacente e dinâmico de conhecimento, e que sua compreensão deve ser incluída na