Teoria econômica
Teoria Econômica
Manaus
2012
Alunos
Origem da moeda e intermediação financeira
Trabalho apresentado para obtenção de nota da disciplina de Teoria Econômica como parte da avaliação referente à N2.
Professor:
Manaus
2012
Questionário
1. Analise a inter-relação entre os agentes macroeconômicos, bens e serviços e fatores de produção no fluxo circular de renda mais completo.
R = Os agentes macroeconômicos são os responsáveis diretos pelas ações econômicas que desenvolvem no sistema e podem ser agrupados em quatro grupos: Empresas, Governo, Setor externo e Bens e serviços, que podem ser de Capital, de Consumo e Intermediários.
Os conjuntos dos fatores de produção são o trabalho, a terra e o capital, que definem o potencial produtivo do sistema econômico.
Ao analisarmos sua inter-relação podemos constatar que, em economia, ao mesmo tempo em que um agente é fornecedor de bens e serviços, é também solicitante de outros no fluxo circular de renda mais completo.
2. Quais as características da economia de escambo e a razão de sua substituição pela moeda?
R = O escambo é a troca direta, representando um estágio voltado para o consumo imediato, suas características eram: * Custo para manter a acumulação em ativos reais; * Dificuldade de especialização e divisão do trabalho; e * Perda de eficiência na alocação de recursos.
3. Partindo da afirmação: “o dinheiro de um país nem sempre pode ser considerado uma moeda”, explique os requisitos para uma mercadoria assumir o papel de moeda, com exemplo.
R = para uma mercadoria assumir o papel de moeda ela precisa ser aceita sem dificuldade por todos, em virtude das vantagens oferecidas ao comércio, os metais foram escolhidos como moeda por possuírem as seguintes características: * Valor intrínseco; * Dureza; * Raridade relativa; * Grande valor; * Identidade * Grande poder aquisitivo; * Pequena variação de valor; * Facilidade