Teoria economica
. O principal problema da industrialização, até meados dos anos de 1950, decorria da insuficiente capacidade de financiamento do processo, já que o país dependia da receita das exportações de bens agrícolas, em especial do café, para cobertura das importações de bens.
Na questão social o Brasil teve um grande avanço que foi os direito trabalhista ,implantado no governo de Getúlio Vargas.
Logo em seguida temos o governo de Juscelino Kubitschek, com o lema de desenvolver o pais que era 50 anos em 5 anos, e começamos com acriaçao de Brasilia que era um grande sonho, nao do povo, mas de nosso estadista, nesse período a divida externa cresceu muito e a inflação explodiu,também nesse período o Brasil começou a se industrializar fortemente ,com as vindas das multinacionais, pricipalmente a industria do Automovel criando os parque industriais, no estado São Paulo , pricipalmente na cidade de São Bernado do Campo.
Logo após o governo de Juscelino,entramos no regime da Ditadura,também nesse governo o Brasil teve uma forte migraçao para as cidades que estão crescendo tipo São Paulo, Rio De Janeiro e outras criando o chamado êxodo rural ,que chegando na cidades não havia tais estruturas e suporte.Nao esquecendo também que no inicio desse período alem do êxodo ruaral o pais recebia ainda as levas dos imigarantes vindo da Europa e do Japao. As fortes repressão desse período deixou grandes marcas no povo brasileiro.
Já década de 1970, tivemos grandes expancao , também caracterizada pelas elevadas taxas de crescimento econômico, apesar do primeiro choque do petróleo em 1973, a década de 1970