Teoria Economica
UNICERP
Curso de Ciências Contábeis
TRABALHO DE TEORIA ECONÔMICA
A formação de preços e de quantidade depende muito de como é o mercado apresentado. Na economia se considera a concorrência um mecanismo da organização dos mercados, isto é, uma forma de determinar os preços e as quantidades de equilíbrio.
Para se determinar os diferentes tipos de mercados é a quantidade de participantes de cada um. A concorrência existente entre um grande número de vendedores (concorrência perfeita) será diferente da que gera um mercado onde concorre um número reduzido de vendedores (oligopólio), e ainda tem o mercado controlado por um só produtor (monopólio).
A diferença fundamental entre esses mercados é que nos casos de concorrência imperfeita as empresas ofertantes têm capacidade de controlar o preço.
Um mercado de concorrência perfeita é aquele no qual existem muitos compradores e muitos vendedores, de forma que nenhum comprador ou vendedor individual exerce influência sobre o preço. Na concorrência perfeita quanto mais repartido o poder de influir nas condições do mercado, menos eficazes serão aquelas ações discricionárias que objetivam manipular a quantidade disponível de produtos e os preços do mercado.
O funcionamento desse mercado apresenta que a oferta e a demanda do produto determinam um preço de equilíbrio, e a um dado preço as empresas decidem livremente que quantidade produzir, assim a empresa individual produzirá uma quantidade conforme o preço indicado pela sua curva de oferta que dependerá dos custos de produção.
Exemplos:
Este é um caso onde há um excesso de oferta e uma escassez de demanda. O preço do produto no mercado está em R$ 60,00. Com isso, alguns produtores se sentem estimulados a ofertar uma quantidade maior da mercadoria, e mais produtores tendem a entrar neste mercado devido ao preço estar em nível elevado.
Por exemplo:
1.Se uma empresa produz calças e camisas, e o preço