Teoria dos sistemas
Gestão por Processos
Trabalho referente à disciplina de
Fundamentos da Administração do
Curso de Gestão em Recursos Humanos
TEORIA DOS SISTEMAS
➢ Segundo Chiavemato (2006), a Teoria Geral de Sistemas (TGS) busca produzir teorias e formulações para aplicação nas organizações, através de conceitos de várias disciplinas (interdisciplinar).
➢ Conceito de Sistemas:
Um todo organizado e complexo; um conjunto ou combinações de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário.
➢ Uma organização deve ser vista como um sistema aberto, isto é, tem capacidade de adaptação e através da interação com o meio ambiente, se restauram reparando perdas em sua própria organização.
➢ É composta por subsistemas interdependentes
➢ Apresenta as seguintes características: Importação de energia; Processamento; Exportação de energia; Ciclos de evento; Entropia negativa; Informação como insumo, controle por retroalimentação e processo de codificações; Estado estável e homeostase dinâmica; Diferenciação; Equifinalidade (não existe uma única maneira certa de a organização atingir uma situação estável).
➢ As organizações são uma classe de sistemas sociais, apresentando vários subsistemas, sendo eles: Subsistemas de produção; Subsistemas de suporte; Subsistemas de manutenção; Subsistemas adaptativos e Subsistemas administrativos.
➢ As organizações buscam sempre aumentar a produtividade e a qualidade do seu processo produtivo
➢ As organizações funcionam como um sistema que interage com diversas partes imersas em um ambiente complexo de constantes mudanças sociais, políticas, econômicas e ambientais no mercado onde atua. As empresas têm buscado a maneira mais eficiente para adaptar-se a essas mudanças e manter-se competitivamente atuando no mercado.
➢ A abordagem por Processos ou Gestão por