Teoria dos sistemas
A TGS surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy. Está teoria não busca solucionar os problemas e nem tenta soluções práticas, mas sim produzir teorias ou conceitos que possam criar aplicações na realidade do que foi fornecido pela experiência.
Bertalanffy criticava a visão de divisão das áreas como: Física, Psicologia, Química e outros, isto porque a natureza não estava dividida em nenhuma destas partes. A compreensão dos sistemas só podem ser estudadas se forem de uma forma geral, porque deste modo estará envolvendo todos princípios e interdependências. Existem duas razões que fizeram com que a teoria de sistemas, penetrassem na teoria administrativa.
A primeira em face da necessidade de uma integração maior das teorias que a precederam;
A segunda devido a matemática, cibernética e a tecnologia da informação que trouxeram imensas possibilidades do desenvolvimento e organização para operar idéias que projetam-se para uma teoria de sistema aplicada à administração.
Conceitos, Características e tipos de Sistemas
Seria um grupo de elementos combinados, que formando um todo organizado pode obter uma maior resultado ou aproveitamento do que se estes elementos integrantes estivessem a sós. Seriam exemplos a mecânica de um carro, uma linha de montagem, corpo humano e outros.
Suas características como o próprio nome já diz, os sistemas são unidades ou elementos combinados em um todo organizado, que tem suas interligações e características em um todo e não no seus elementos em particular. Os elementos integrantes tem os seus objetivos e restrições em comum.
Eles são formados da seguinte ordem, primeiro o sistema é formado por subsistemas e vai ser integrado a um supersistema que está ligado ao mercado ou a comunidade. Os sistemas podem operar simultaneamente em sério paralelo.
Existem uma grande variedade de sistemas e várias formas de classificá-los como:
Quanto a sua constituição, eles podem ser físicos ou