teoria dos jogos
DISCIPLINA: Microeconomia IIIDISCENTE: Rodrigo Oliveira
DOCENTE: Karla Luana Santos Silva
Prémio Nobel de Economia de 1994: Contribuições de Nash, Harsanyi e Selten à Teoria de Jogos.
RESUMO
A teoria dos jogos teve contribuições de alguns pesquisadores que contribuíram para avanços da moderna teoria econômica. O texto enfatiza alguns princípios básicos da Teoria dos Jogos, que segundo Harsanyi e Selten, é um método que analisa situações de conflitos e de cooperação que dependem do comportamento estratégico, onde as ações dos agentes são parcialmente dependentes do que os outros agentes poderão fazer.
A contribuição de John Nash analisa a matriz de dois prisioneiros em que eles tem que escolher entre confessar ou não o crime. Seu equilíbrio do jogo é a solução Pareto Eficiente onde seria melhor pros dois escolher confessar o crime e ficarem presos por 6 meses. A estratégia que cada um escolhe é a melhor resposta às estratégias dos demais e não há incentivos para desviar do caminho de equilibro.
No equilíbrio de Nash não evita a existência de equilíbrios múltiplos, não conseguindo estabelecer o resultado final do jogo. Para reduzir o numero de equilíbrios no jogo, os teóricos vem desenvolvendo refinamento (técnicas). Começando por Selten que introduziu o modelo de subgame perfect que garante o comportamento racional fora do equilíbrio. Sendo assim, todo subgame é um equilíbrio de Nash, mas não ocorre o mesmo ao contrário. Para mostrar que há uma pequena possibilidade dos jogadores apertarem o botão “errado” que pudesse mudar o equilíbrio, Senton desenvolveu o “trembling-hand”.
Vemos também que o equilíbrio de Nash não é útil para determinar o resultado quando o jogador desconhece os payoffs do oponente e assim não consegue estabelecer a sua melhor resposta frente a uma ação.
Assim a Teoria dos Jogos tinha o desafio de encontrar uma forma de incorporar a incerteza às ações dos jogadores, preservando a hipótese de