Teoria dos Jogos
Referências Bibliográficas:
1. Teoria dos Jogos Com Aplicações em Economia, Administração e Ciências Sociais
Ronaldo Fiani
Editora Campus
2. Teoria dos Jogos: Jogos de Estratégia, Estratégia Decisória, Teoria da Decisória,...
Duílio de Ávila Bêrni
Reichmann & Affonso Editores
Alguns Conceitos:
Interação Estratégica: é aquela em que os participantes, sejam indivíduos ou organizações, reconhecem a interdependência mútua de suas decisões.
Modelo: é o que necessitamos para poder afirmar algo acerca de qualquer situação de interação estratégica.
É uma representação simplificada de um objeto de estudo, em que propositadamente alguns elementos são destacados, enquanto outros são omitidos.
Teoria dos Jogos: nos oferece tanto formas de modelar uma situação de interação estratégica quanto de analisar essas situações, após elas terem sido modeladas. A teoria dos jogos ajuda a entender teoricamente o processo de decisão de agentes que interagem entre si, a partir da compreensão da lógica da situação em que estão envolvidos.
Exemplo de modelo: A Batalha do Mar de Bismarck
Em dezembro de 1942 o alto comando de guerra japonês decidiu transferir um maciço reforço da China e do Japão para Lae, em Papua – Nova Guiné. Isso permitiria aos japoneses se recuperarem da derrota de Guadacanal e se prepararem para a próxima ofensiva aliada. Contudo, a movimentação de um volume grande de tropas por mar tinha um risco elevado: o poderio aéreo aliado na área era fortíssimo.
Um dado importante da situação era o fato de que o comboio japonês dispunha de duas rotas alternativas: a rota pelo sul, que apresentava tempo bom e boa visibilidade, e a rota pelo norte, que apresentava tempo ruim e baixa visibilidade. As forças aliadas, por outro lado, somente possuíam aviões de reconhecimento para pesquisar uma rota por vez, sendo que a busca em qualquer uma das rotas consumiria um dia inteiro.
Dessa forma, se as forças aliadas enviassem