Teoria dos fatores
Hierarquia de Necessidades de Maslow. Com sua Hierarquia de Necessidades, Maslow criou uma classificação das necessidades humanas básicas em grupos que se relacionam entre si em uma escala hierárquica, de forma que uma necessidade de um grupo inferior deve estar substancialmente satisfeita para que outra de um grupo superior se manifeste. Os grupos de necessidades de Maslow se dividem em: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de realização, hierarquizadas nesta ordem, de forma que as fisiológicas se situam na base e as de realização, no topo (MASLOW, 1943).
Teoria dos Dois Fatores. Herzberg desenvolveu uma teoria que afirma que dois tipos de fatores afetam a satisfação e a insatisfação de indivíduos no trabalho. Segundo esse autor, existem os fatores motivacionais, que podem levar à satisfação, e os fatores higiênicos, que simplesmente evitam a insatisfação. Os fatores motivacionais, intrínsecos ao trabalho, são: realização, reconhecimento pela realização, o próprio trabalho, responsabilidade e crescimento ou promoção. Os fatores higiênicos incluem políticas organizacionais e sua administração, supervisão, relações interpessoais, condições de trabalho, salário, status e segurança (HERZBERG, 1987).
Teorias X e Y. McGregor, por sua vez, apresentou duas teorias antagônicas. De acordo com a Teoria X, o homem médio é indolente por natureza, trabalha o mínimo possível, não possui ambições nem gosta de responsabilidades, é autocentrado e indiferente às necessidades da organização, resistente a mudanças, ingênuo e não muito inteligente. Por essas razões, suas ações devem ser direcionadas através de persuasão, recompensa,