teoria dos erros
Medida é um intervalo e não um valor. Entende-se por medida direta, quando a unidade de medida é comparada com um instrumento padrão. Utiliza-se o instrumento de medição diretamente sobre o que se deseja medir. Exemplo: Uma peça de Xunidades deve ser medida com uma régua, onde as unidades de medidas são expressas por cm e mm, colocando a peça sobre ou ao lado da régua, obtém-se a medida da peça em centímetro ou milímetro. Os materiais utilizados a medição direta de distâncias mais usuais são trena, régua, paquímetro, micrômetro, fita métrica, dentre outros. 1.2. Medida Indireta:
Medida indireta é quando utilizamos meios trigonométricos com a medida direta para a obtenção da medida. Suponhamos que a medida da peça citada no item anterior tenha 10cm de largura(base) e 4 de altura. Para calcularmos a medida de sua área utilizaremos uma fórmula matemática que é de BasexAltura, logo obteremos: BasexAltura,= 10 x 4 = 40 cm²
2. Algarismos significativos Entende-se por algarismos significativos como todos os algarismos exatos obtidos no processo de medida e mais um duvidoso (incerteza). Exemplos: Um segmento de reta foi medido com o uso de uma régua milimetrada por 2 observadores e notou-se que a medida encontrada foram as seguintes :
Fazendo o uso de um “golpe de vista”, não podemos afirmar tais medidas com precisão, uma vez que as duas estão certas, porém não podemos medir os décimos de milímetros precisamente.
ALG. SIGNIFICATIVOS = ALG. SIGNIFICATIVOS NÃO DUVIDOSOS + ALG. SIG DUVIDOSO
Como:
30,7: Temos 3 alg. significativos; onde o 7 é o alg. significativo duvidoso. 8,0: Temos 2 alg. significativos; onde o 0 é o alg. significativo duvidoso. 2: Temos 1 alg. significativos; onde o 2 é o alg. significativo duvidoso. 30,9x10-12: Temos 3 alg. significativos; onde o 9 é o alg. significativo duvidoso.
A transformação das unidades não vai alterar a quantidade de algarismos