teoria dos erros
. Definições e conceitos importantes
As definições aqui apresentadas foram extraídas do Guia da Incerteza de Medição, 2003.
Medição: Conjunto de operações que têm por objetivo determinar o valor de uma grandeza.
Mensurando: Grandeza específica submetida à medição. A especificação de um mensurando pode requerer a informação de outras grandezas, como temperatura, pressão, etc...
Resultado de uma medição: Valor atribuído ao mensurando, obtido por medição. Uma expressão completa do resultado inclui informações sobre a incerteza da medição.
Valor verdadeiro: Valor consistente com a definição de uma dada grandeza específica. É o valor que seria obtido por uma medição perfeita.
Erro: Resultado de uma medição menos o valor verdadeiro.
Desvio padrão experimental: Resultado que caracteriza a variabilidade dos resultados de uma série de medições, ou melhor, caracteriza a dispersão (em torno da média) dos resultados de uma série de medições.
Incerteza de medição: Parâmetro, associado ao resultado da medição, que caracteriza a dispersão dos valores que podem ser razoavelmente atribuídos a um mensurando.
Repetitividade: Grau de concordância entre resultados de medições sucessivas de um mesmo mensurando, efetuadas sob as mesmas condições de medição
Valor médio verdadeiro: É o valor médio que seria obtido de um número infinito de observações feitas em condições de repetitividade.
Erro estatístico ou aleatório: É o resultado de uma medição menos a média que resultaria de um número infinito de medições de um mesmo mensurando, efetuadas sob condições de repetitividade. Erro sistemático: Média que resultaria de um número infinito de medições de um mesmo mensurando, menos o valor verdadeiro do mensurando.
Incerteza padrão: Incerteza do resultado de uma medição expressa com um desvio padrão.
Nível de confiança: Indica a probabilidade que um resultado estar correto.
Exatidão: Grau de concordância entre o resultado