Teoria dos erros
As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou combinações de medidas, desta forma estas medidas possuem uma incerteza provinda das características dos equipamentos utilizados na sua determinação e também do operador. Desta forma, uma medida repetida várias vezes com o mesmo cuidado e procedimento pelo mesmo operador ou por vários operadores, os resultados obtidos não são, em geral, idênticos.
Ao realizar a medição de uma grandeza física encontra-se um número que a caracteriza. Quando este resultado necessita de alguma aplicação, geralmente é necessário saber qual a confiança pode-se dizer que o número obtido representa a grandeza física. Assim aplica-se a teoria dos erros para conseguir estimar com a maior precisão possível o valor da grandeza medida e seu desvio.
O presente trabalho tem como objetivo calcular o volume de uma caneta e de um fio de cabelo, a partir das medidas de diâmetro e o comprimento, obtidas em medições realizadas em laboratório.
Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos, um paquímetro e um micrômetro. Como é de conhecimento, as medidas feitas terão uma incerteza intrínseca que advém das características do instrumento utilizado na sua determinação e também do operador.
Definições
Acurácia
É o grau de concordância entre o valor indicado pelo instrumento e o valor verdadeiro da variável que foi medida. Precisão
Reflete o grau de concordância entre as várias indicações do valor de uma mesma grandeza dentro de um conjunto de medidas. O resultado de uma medida será preciso se houver repetitividade nos valores obtidos.
A precisão também pode ser entendida como a dispersão dos resultados de um conjunto de medidas em torno de um valor de referência.
Algarismos Significativos
Conforme o nome já diz, eles representam a quantidade de algarismos que efetivamente tem relevância na apresentação de uma medida, ou do resultado de uma operação matemática.
Os algarismos