teoria dos erros
Experimento nº 01
Teoria dos Erros
Docente: Alécio
Discente: Jader Maciel Detomini R.A.:2012120932
Turma: Engenharia Elétrica – Bacharelado 1 – 2014 29N1A
Bebedouro
09 de ABRIL de 2014
RESUMO
A experiência de física foi para que os alunos pegassem um instrumento de medição emprestado pelo professor para medirem um retângulo feito no chão, foram divididos quatro grupos de dezesseis alunos, cada aluno mediu com um instrumento, depois disso tinham que anotar as medidas dos instrumentos em uma folha, e mostrar para o professor, para ele obter todas as medidas e passar para os outros grupos, os alunos fizeram os cálculos de todos os grupos e perceberam que os lados não ficaram tão parecidos, pelo fato de como cada aluno usou o instrumento ou até mesmo o instrumento que foi utilizado. O objetivo era que os alunos calculassem o perímetro e área do retângulo que foi medido.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foram medidos todos os lados de um retângulo disposto na área de intervalo da instituição com alguns instrumentos de medição cedidos pelo professor, sendo eles uma régua milimetrada com 30 centímetros, uma trena de 5 metros,e uma trena a laser.
Para medir com a régua, foram utilizados lápis para definir o espaço de origem e o espaço final do objeto, assim somando todas as vezes que o mesmo instrumento foi utilizado para poder chegar aos números finais das medidas.
A trena de 5 metros foi mais fácil do que a régua, pois era só medir de uma extremidade a outra, e marcar o valor da medida.
Já a trena a laser, teve uma margem de erro muito grande, pelo fato de não sabermos manuseá-las, marcamos a medida, porém foi desconsiderada pelo professor.
Após a conclusão das etapas citadas acima, foi possível calcular a área e o perímetro do