Teoria dos erros
Experimento nº 1
Teoria dos Erros
Docente:
Discente:
Turma:
Bebedouro
26 de Março de 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO TEÓRICA 3
2 OBJETIVO 3
3 MATERIAIS E MÉTODOS 3
3.2 Procedimento Experimental 3
4 RESULTADOS OBTIDOS 5
5 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICE A 9
1 INTRODUÇÃO TEÓRICA
As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou combinações de medidas. Essas medidas têm uma incerteza intrínseca que advém das características dos equipamentos utilizados na sua determinação e também do operador. Assim, a experiência mostra que, sendo uma medida repetida várias vezes com o mesmo cuidado e procedimento pelo mesmo operador ou por vários operadores, os resultados obtidos não são, em geral, idênticos. Ao fazermos a medida de uma grandeza física achamos um número que a caracteriza. Quando este resultado vai ser aplicado, é freqüentemente necessário saber com que confiança pode dizer que o número obtido representa a grandeza física. Deve-se, então, poder expressar a incerteza de uma medida de forma que outras pessoas possam entendê-las e para isso utiliza-se de uma linguagem universal. Também se devem utilizar métodos adequados para combinar as incertezas dos diversos fatores que influem no resultado.
A maneira de se obter e manipular os dados experimentais, com a finalidade de conseguir estimar com a maior precisão possível o valor da grandeza medida e o seu erro, exige um tratamento adequado que é o objetivo da chamada “Teoria dos Erros”, e que será abordada aqui na sua forma mais simples e sucinta.
2 OBJETIVO
O objetivo desta prática é realizar medidas diretas, considerando os erros experimentais e obter resultados secundários a partir destas medidas, aplicando a teoria de propagação de erros. Também serão apresentados instrumentos de medição e sua forma de utilização.
3