Teoria dos conjuntos aplicada a computação
O presente artigo aborda inúmeras informações referentes à história de Georg Cantor, sobre a sua teoria dos conjuntos, seus conceitos primitivos, os principais axiomas, teoria ingênua de Cantor, conjuntos fuzzy e as suas aplicações no ramo da computação.
PALAVRAS CHAVES
Teoria dos conjuntos, aplicações, conjuntos fuzzy.
INTRODUÇÃO
Georg Cantor criou a moderna teoria sobre conjuntos infinitos que revolucionou quase todos os campos da matemática. Porém suas novas idéias também criaram muitos dissidentes e fez dele um dos matemáticos mais agredidos da história.
Georg Ferdinand Ludwing Philipp Cantor nasceu em São Petesburgo, na Rússia, no dia 03 de março de 1845. Seu pai era um comerciante dinamarquês judeu que havia se convertido ao protestanismo, enquanto sua mãe era uma católica romana dinamarquesa. A família permaneceu na Rússia durante onze anos, até que um problema de saúde de seu pai obrigou-os a se mudar para Frankfurt, Alemanha, o qual foi seu lar pelo resto da vida. Apesar de ter nascido na Rússia, Cantor sempre se considerou como nascido na Alemanha.
Enquanto criança Georg mostrou um talento precoce com matemática. Seu pai viu esse talento no pequeno Cantor e quis colocar o menino em um campo mais rentável, a engenharia. Em uma carta seu pai relatou que toda a sua família e o próprio Deus esperavam que ele se tornasse um grande engenheiro. Georg não gostava da idéia, mas acabou cedendo à vontade do pai. Durante vários anos estudando contrariado, Cantor acabou tomando coragem e pediu para o seu pai para tornar-se um matemático. E um pouco antes de iniciar a faculdade seu pai permitiu que Georg estudasse matemática. Cantor ficou feliz pela decisão do pai e disse que não iria desapontá-lo.
Georg Cantor estudou na Universidade de Zurique e mais tarde na Universidade de Berlim. Em Berlim, estou matemática, física e filosofia. Teve como professores alguns dos maiores matemáticos, incluindo Kronecker e Weierstrass. Em 1867 recebeu seu