Teoria dos 3c
A teoria DISC é uma teoria comportamental desenvolvida pelo psicólogo Dr. William Moulton Marston, para determinar certos padrões de comportamento. Muito utilizada atualmente na administração para definir o perfil de comportamento de novos candidatos para adentrar ao grupo de funcionários de determinada organização.
A teoria consiste em uma associação de palavras, onde DISC é a sigla para tais: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Essas palavras definem o perfil comportamental dos candidatos, sendo aqueles que têm as letras D e I em alta, pessoas ativas, e aqueles com E e C em alta, pessoas receptivas. O teste funciona de maneira simples com perguntas e alternativas, e é provavelmente a ferramenta mais utilizada no mundo dos negócios.
O comportamento é o que define as atitudes e ações de uma pessoa diante de determinadas situações, definindo assim como a pessoa se porta no ambiente profissional. Na administração, há a teoria comportamental que consiste na ênfase no ser humano, seu processo de trabalho e suas motivações. Essas são de grande importância para que se consiga o máximo de cada funcionário.
Em resumo, o comportamento define as ações e atitudes de uma pessoa e a teoria DISC define qual o tipo de comportamento que determinada pessoa tem, por meio de testes psicológicos e de personalidade, sendo assim, os dois conceitos andam lado a lado e são de grande importância para a administração de empresas e organizações.
Contexto
O chef de cozinha e proprietário do restaurante Waki Sushi localizado em São Paulo desenvolveu um regime de contratação diferenciado, nos dias de hoje profissionais com conhecimentos específicos e técnicos vem sendo cada vez mais valorizados, porém para Luiz Flores esse método não estimula a participação e o empreendedorismo dos funcionários, por conta disso, o empresário e chef de cozinha faz com que todos os seus colaboradores, após serem contratados passem por todas as funções no trabalho para que