Teoria do universo
Pesquisa de Biologia:
Teoria do Universo
Nome: Natália de Almeida
Nº: 20
Professora: Eliete
Disciplina: Biologia
Data: 27/10/2011
3º Ano Ensino Médio
2 Teoria do Universo
Como é dito na Teoria dos Paralelos existem várias formas de analisar o Universo. Ao longo do tempo, com os avanços tecnológicos, algumas destas teorias foram caindo por terra. Algumas delas foram genéricamente aceites durante milhares de anos. A seguir apresentamos algumas das teórias que foram aceites ao longo da história, mas que com o tempo perderam apoiantes.
Pré-Socráticos sec. 6 e 5 a.C.
Os primeiros filosofos da Grécia tentaram elaborar várias explicações para o espaço. Para eles, o Anaximandro (espaço) surgira da água e os humanos descendiam dos peixes. O nosso planeta seria um disco achatado e flutuante circundado por tubos de névoa luminosa, com um circulo de fogo por fora (o sol).
Modelo Geocêntrico sec. 4 a.C.
Aperfeiçoando algumas ideias de Pitágoras, Eudoxo de Cnido Criou um modelo geocêntrico do Universo. A Terra era o centro do Universo e tudo existente nele girava em torno dela. Aristóteles era um dos que morreu a acreditar nesta teoria.
Modelo Heliocêntrico sec. 16 d.C.
Copérnico, 2000 anos depois, baseado no Modelo Geocêntrico, sugeriu que o centro do Universo seria o Sol e não a Terra. Mais tarde Giordano Bruno acrescentou que o Universo não tinha limites (tendo sido morto por isso!!). Ainda mais tarde Galileu apoiante da teoria de Copérnico, livrou-se da morte quando negou este seu apoio.
Teoria do Big Bang sec. 20 d.C.
Baseando-se na teoria da relatividade, Lemaitre e Friedman propuseram o modelo finito do Universo, com constante expansão desde o inicio do tempo. Tudo teria começado com a explosão de um unico atomo onde estava concentrada toda a matéria e energia existente.
Hoyle tentou ridicularizar esta teoria chamando-a de "grande estouro" (big bang). Este termo teve tanto sucesso