Teoria do universo pulsatil
Segunda esta teoria, o universo estaria concentrado num “ovo cósmico” do qual ocorreria uma grande explosão transformando-o no Universo como o conhecemos atualmente.
Big Bang: fenómeno que inicia a expansão do universo
Big Crunch: fenómeno de contração do universo
Big Bounce: Ciclo que ocorre entre o Big Bang e o Big Crunch.
Richard Chace Tolman foi um físico-matemático e físico-químico americano. Fez contribuições fundamentais ao recente desenvolvimento da cosmologia, incluindo a teoria do universo oscilante. Em sua honra, a seção do sul da Califórnia da Sociedade Química norte americana entrega todos os anos, desde 1960, a Medalha Tolman como reconhecimento a contribuições no âmbito da química.
O universo oscilante (ou oscilatório) é um modelo cosmológico, inicialmente proposto como hipótese por Richard Tolman, segundo o qual o universo sofre uma série infinita de oscilações, cada uma delas iniciando-se com um "Big Bang" e terminando com um "Big Crunch". Logo após o Big Bang, o universo se expande por um tempo antes de que a atração gravitacional da matéria produza uma aproximação até chegar a um colapso e sofrer seguidamente um "Big Bounce".Após a formulação da hipótese, foi originalmente equacionada por Alexander Friedmann em 1922 (equações de Friedmann) e desenvolvida por Richard Tolman em 1934.
Nos simples casos estudados por Friedman1 , contendo somente matéria homogênea e possivelmente uma constante cosmológica negativa, cada "rebote" é uma singularidade gravitacional com infinita densidade e tamanho zero. É então questão de gosto se estender a solução através das