Teoria Do Self
Neurose -> acúmulos de Gestalts inacabadas\Necessidades não satisfeitas\ Dificuldades de ajustamento entre o organismo e seu meio
Homem
O que é o SELF?
Tem vários sentidos. O self para Gestalt não é uma entidade fixa nem uma instância psíquica, mas um processo especificamente pessoal e característico de sua maneira própria de reagir, num dado momento e num dado campo. Ser no mundo (variável conforme as situações)
O self é a maneira particular de estarmos envolvidos em qualquer processo, nosso modo de expressão individual em nosso contato com o meio.
Perls -> Fronteira de contato (fronteira entre eu mesmo e o mundo). Nesta fronteira acontecem os eventos psicológicos
O self funciona de 3 formas:
Id-> Pulsões Internas/atos automáticos às necessidades vitais e sua tradução corporal
Eu (Ego)-> Função ativa, de escolha ou rejeição deliberada -> Minha própria responsabilidade limitar ou aumentar o contato, manipular meu meio a partir de uma tomada de consciência de minhas necessidades e de meus desejos
Personalidade -> Representação que o sujeito faz de si mesmo/ constrói o sentimento de identidade/ Que lhe permite se reconhecer como responsável pelo o que sente e pelo o que faz.
Self é uma intensidade ou uma precisão variável conforme os momentos
Psicose -> Perturbação da função Id
Neurose -> Perda da função personalidade ou da função Ego -> o mundo exterior e as necessidades são percebidas pelo id, mas a reposta do “eu” não é satisfatória e as respostas não são atualizadas. Acumulo de necessidades interrompidas/ perda da função eu de ajustamento criador.
O estado saudável para Perls se caracteriza por um processo permanente de homeostase interna e de ajustamento externos as condições do meio físico e social.
Ciclo de satisfação das necessidades (ciclo de contato/ciclo de experiência/ciclo da Gestalt) -> Lembrando-se do conceito de figura e fundo, quando há necessidades o ser humano procura fazer escolhas para