Teoria do pensamento economico
Existe consenso de que a teoria econonica ,iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith Ariqueza das naçoes,em 1776.
A atividade economica do homem era trata como parte integranteda filosofia social, da moral e da etica .Os conceitos de troca, em Aristoteles,e preço justo em tomas de aquino, a condenação dos juros ou da urura,encontravam na justificativa em termos morais, nao existindo um estudo sistematico das relações economicas.
Na grecia antiga ,as primeiras referencias conhecidas de economia aparecem no trabalho de Aristoteles (384-322 a.C.),aparentemente foi quem cunhou o termo Economia. Nos seculos seguintes , até a época dos descobrimentos,encontramos poucos trabalhos de destaque mas que nao apresentam um padrão homogenio e estão permeados de questões de justiça e moral. as ja citadas lei de usuras , moralidade de juros alos e o que deveria ser um lucro justo sao os exemplos mais conhecidos.
A partir do seculo XVI observamos o nascimento da primeira escola de economia : o mercantilismo. O mercantilismo tinha algumas preocupações explicitas sobre a acumulação de riquezas de uma naçao. Continha alguns principios de como fomentar o comercio exterior e entesourar riquezas.Considerava que o governo de um pais seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos com isso o mercantilismo acabou estimulandoguerras, exacerbou o nacionalismoe manteve a poderosa e constante presença do estado em assuntos economicos.
No seculo XVIII, uma escola de pensamentos francesa , a fisiocracia, elaborou alguns trabalhos importantes.Os fisiocratas sustentaram que a terra era a unica fonte de riquezae que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais , absolutas ,imutaveis e universais, desejadas pela providencia divina para a felicidade dos homens.Na verdade a fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo a fisiocracia sugeria que era desnecessaria a regulamentação