Teoria do ordenamento jurídico norberto bobbio fichamento
FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO
Fichamento do livro A Luta Pelo Direito
Professora: Me. Dhieimy Quelem Waltrich
Disciplina: Sociologia Geral e Jurídica - Antropologia
Rubenson de Baldo e Carneiro
1º – Semestre
PASSO FUNDO
2013
Etapa 1 - Passo 2
Pesquisar nas outras bibliografias indicadas para a disciplina, os conceitos e as características sobre o Direito Natural e o Direito Positivo.
Conceito de Direito Positivo:
O direito positivo é aquele criado pelo homem, faz referencia à suas criações e feitos, ao contrario do direito natural, que existe independentemente da vontade humana.
Suas características são: a sua particularidade, sua mutabilidade, temporalidade, o fato de ser posto pelo homem e, segundo o jurisconsulto romano Paulo, estabelece o que é bom para uma comunidade. ([1] Bobbio, 1996, p. 22 e 23.)
Conceito de Direito Natural:
O direito natural é aquele que independe da vontade do homem, independe de qualquer criação humana. É aquele que acontece, como o nome diz, naturalmente. Basicamente, fenômenos naturais.
As características do direito natural são: sua universalidade; sua imutabilidade; sua atemporabilidade; o fato de não ser posto pelo homem, segundo Bobbio, o jurisconsulto romano Paulo teria acrescentado uma quinta característica: o direito natural estabelece que é útil. ([2] Bobbio, 1996, p. 22 e 23.)
Passo 3
Considerando as noções iniciais sobre direito obtidas nas primeiras aulas do curso, e as pesquisas realizadas, identificar as principais diferenças entre o Direito Natural e Direito positivo. Essa pesquisa será utilizada na construção da resposta final do desafio, por isso, quanto melhor ela for feita, mais simples será para o seu grupo responder ao questionamento proposto no desafio.
O que diferencia o