teoria do letramento
TEORIA DO LETRAMNETO
TEORIA DO LETRAMENTO
Trabalho apresentado à disciplina de Variação Linguística do curso de Letras Português/ Inglês da Faculdade Anhanguera, ministrado pela professora Maria Eugenia M. Rossi da Siva.
CASCAVEL 2014
1)Qual a definição de letramento defendido pela autora?
2)Qual a relação entre letramento e alfabetização?
Este trabalho tem por finalidade mostrar as caracteristicas sobre o letramento, o que é o letramento, também no mesmo comparar a relação entre letramento e alfabetização.
O letramento envolve participar das práticas sociais em que se usa a escrita, na escola os alunos podem escrever cartas, copiar informações, comentar noticias, recomendar e até mesmo criticar livros. Percebe-se também que o letramento envolve o sentido de compreender o sentido de uma determinada situação, saber usar o código da escrita, analisar e reconhecer a palavra. O letramento não é uma habilidade mas é um conjunto de habilidades e competência da pessoa saber ler, envove inumeras capacidades e conhecimentos, muitas das quais não tem necesariamente relação com a leitura. É com o letramento que acontece a imersão da criança, do jovem ou do adulto no mundo da escrita.
Uma pessoa alfabetizada não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquela pessoa que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita. Alfabetizar letrando, é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social. A palavra letramento é utilizada no processo de imersão numa cultura letrada.
Na escola a criança deve interagir firmemente com o caráter social da escrita e ler e escrever textos