Teoria do jornalismo e audiovisual
Fazer a análise de uma ou mais Teorias do Jornalismo fundamentadas com citações da bibliografia da disciplina em uma lauda e meia, no mínimo, e no máximo duas laudas.
Dentre os fatores que compõem a produção de notícias e a veiculação da mesma, três teorias merecem destaque para descrevê-los: a Teoria do Espelho, Teoria do Gatekeeper e a Teoria Organizacional. Analisando cada teoria também é possível perceber quais critérios são utilizados por um jornalista na escolha do que é noticiado e a importância de cada um.
A Teoria do Espelho determina que o Jornalismo pode ser considerado o espelho que reflete a realidade: “A imprensa funciona como um espelho do real, apresentando um reflexo claro dos acontecimentos do cotidiano (...) O jornalista é um mediador desinteressado, cuja missão é observar a realidade e emitir um relato equilibrado e honesto sobre suas observações” (Pena, Felipe. “Teoria do Jornalismo”, p.125). É possível determinar também que a realidade é a propagação do que é noticiado, ou seja, “(...)as notícias ajudam a construir a própria realidade” (Pena, Felipe. “Teoria do Jornalismo”, p.128) Porém, o que pode ser real sob o ponto de vista de um veículo de comunicação nem sempre é o que de fato acontece.
Considerando que as notícias não deixam de acontecer diariamente, determinar o que é relevante para a realidade e para o veículo de comunicação e selecionar as que serão publicadas de acordo com o que será atrativo para seus leitores descreve basicamente o que se trata a Teoria do Gatekeeper. “O conceito refere-se à pessoa que tem o poder de decidir se deixa passar a informação ou se a bloqueia.” (Pena, Felipe. “Teoria do Jornalismo” p.133)
Os critérios utilizados para escolher o que será noticiado ou não pelo veículo de comunicação são determinados por diversos fatores, um dos mais importantes talvez seja o fato de que um Jornal é um produto e de que seus leitores também são seus clientes, ou seja, a