Teoria do desenvolvimento organizacional
Aderildo Blau
Fábio Castro
Gledson Alegria
Josinei dos Santos
Oziel Pinto
Poul Pereira
Rodrigo Campos
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (DO)
Pimenta Bueno – RO
2013
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (DO)
O desenvolvimento organizacional é um desdobramento prático e operacional da teoria comportamental, a partir dessa teoria, um grupo de cientistas sociais e consultores de empresas desenvolveu uma abordagem moderna, democrática e variada ao desenvolvimento planejado das organizações, que recebeu o nome de desenvolvimento organizacional (DO).
O desenvolvimento organizacional nada mais é que as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo essa teoria aberta, democrática e participativa, as organizações devem se voltar mais às pessoas do que às técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional.
Origens do DO
O movimento do desenvolvimento organizacional surgiu a partir de 1962, não com apenas ideia de um único autor, mais com um complexo conjunto de ideias a respeito do homem, da organização e do ambiente, no sentido de facilitar o crescimento e desenvolvimento das organizações segundo suas potencialidades.
As origens do DO são atribuídas a vários fatores: * A dificuldade de operacionalizar os conceitos das diversas teorias administrativas, apenas o treinamento individual, grupal ou organizacional não provoca a mudança, é necessário também estabelecer um programa coerente de mudança de toda a organização. * Os estudos sobre a motivação humana, e a sua interferência sobre a dinâmica das organizações. * A criação do National Training Laboratory (NTL) de Bethel em 1947 e as primeiras pesquisas de laboratório sobre o comportamento de grupo e treinamento da sensitividade que foi o primeiro esforço para melhorar o comportamento de grupo. * A publicação de um livro, em 1964, um grupo de psicólogos