Teoria do Desenvolvimento Organizacional
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional teve seu inicio na década de 60, quando cientistas sociais dos Estados Unidos realizaram um trabalho que ressaltava o desenvolvimento projectado das organizações.
O desenvolvimento organizacional em si, surgiu no ano de 1962, com um conjunto complexo de idéias, de diversos autores, a respeito do homem, da organização e do ambiente em que estes estão incluidos, e estão ligados ao conceito de mudança e a capacidade de adaptação às mudanças. Algumas causas para a criação desta teoria foram:
A dificuldade de se aplicar, na prática, os conceitos de algumas teorias organizacionais já existentes;
O crescimento dos estudos motivacionais e sua intervenção na dinâmica organizacional;
Criação do N.T.L. (National Training Laboratory) de Bethel, em 1947, com as pesquisas iniciais de laboratório sobre o comportamento de grupo, com destaque ao treinamento da sensitividade (Training Group e Learning Group);
Publicação do livro de Leland Bradford - T – Group Theory and Laboratory Methods (Nova York, 1964) – considerado por muitos o precursor do movimento de desenvolvimento organizacional;
Crescimento e pluralidade de transformações no cenário mundial;
Seus principais autores são: Leland Bradford, E.H. Shein, Warren G. Bennis, J.W. Lorsch e Richard Beckhard
Bibliografia
http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Teoria_do_desenvolvimento_organizacional
http://www.souzarochaeducacional.com.br/teoriadesenorg.pdf
http://nutep.adm.ufrgs.br/pesquisas/Desenvorg.html
Autores importantes
Edgar Henry Schein (Nascido em 1928) é um ex-professor no MIT Sloan School of Management, foi um dos grandes nomes no campo do Desenvolvimento Organizacional, principalmente Desenvolvimento de Carreira, Processo de Consulta em Grupo e Cultura Organizacional.
Criador do “Modelo de Schein da cultura organizacional” (Schein's model of organizational culture) e do