teoria do desenvolvimento- brincar
O que é brincar e qual a sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, Ou o brincar seria apenas uma diversão sem importância alguma para a criança?
O brincar é muito importante para o desenvolvimento das crianças, é brincando que as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem.
O brincar cognitivo: que revela o nível de desenvolvimento mental da criança.
Para Vigotski (1984) brincar permite a aprendizagem:
“(...) a criança ao brincar de faz-de-conta, cria uma situação imaginária podendo assumir diferentes papéis, como o papel de um adulto. A criança passa a se comportar como se realmente fosse mais velha, seguindo as regras, que esta situação propõe.”
Neste sentido, a brincadeira, está favorecendo a criança, em processos estão em formação ou que serão completados.
Na brincadeira, os significados e as ações relacionadas aos objetos convencionalmente podem ser libertados.
No jogo de faz-de-conta, as crianças utilizam de processos de pensamento de ordem superior, que assume um papel central no desenvolvimento da aquisição da linguagem e das habilidades de solução de problemas por elas vividas.
A importância do brincar para o desenvolvimento da criança está no fato de que esta atividade contribui para a mudança na relação da criança com os objetos, pois estes perdem sua força determinadora na brincadeira.
...” a criança vê um objeto, mas age de maneira diferente em relação ao que vê. Assim é alcançada uma condição que começa agir independente daquilo que vê” (Vigotski, 1998, p. 127).
A criança pode dar outros sentidos aos jogos a partir da sua própria ação ou imaginação, em situações em que a criança ainda é bem pequena mas estimulada podemos observar que ela rompe com relação de subordinação ao objeto, atribuindo-lhe um novo significado, o que expressa o seu caráter ativo, no curso de seu próprio desenvolvimento.
Vigotski (1998) definiu a zona