Teoria do conhecimento
Se epistemologia é comumente definida como teoria do conhecimento. Nada mais necessário que se aprofundar em teoria do conhecimento. Sabemos que o conhecimento é proveniente das crenças que devem ser justificadas sob determinada lógica, como foi visto aqui e aqui. Mas todo conhecimento é igual? Nops. Podemos apontar pelo menos 3 tipos de conhecimento, e eles são: (OLIVA, 2011).
1. Saber fazer: conhecimento por aptidão É quando o conhecimento é usado com o sentido de saber como, de saber fazer (know how). O saber que possibilita a realização competente de algo é uma forma de conhecimento. Dispensa justificação por este ser adquirido (ou inato) sem necessidade de fundamentação. É livre à fundamentação teórica.
2. Conhecimento por contato Conhecer ter ter estado lá, de ter entrado em contato direto. Neste caso o objeto é diretamente apreendido, não há necessidade de mediação de qualquer processo de inferência ou de qualquer conhecimento da verdade, baseado nos sentidos. É nele que Russell (2005) acredita estar o maior grau de certeza do sujeito ao se construir crenças, ou proposições.
3. Conhecimento proposicional É o conhecimento por descrição, e sobre ele se aplica a definição de conhecimento como crença verdadeira e justificada. (já deu pra notar que eles se embolam uns com os outros). Como o conhecimento proposicional resulta da relação entre uma pessoa e uma proposição verdadeira, saber em que consiste essa relação - em especial, saber que condições são necessárioas e suficientes para S saber que P - é o grande desafio da epistemologia. É dele que se ocupa o livro de Oliva (2011) e que é fichado neste post.
O conhecimento diferencia-se da metodologia pois o segundo busca formas decomo obter conhecimento, enquanto o segundo examina a si mesmo. A definição clássica de conhecimento - como