Teoria do conhecimento
Anotações sobre um prognóstico marxista de crise final.
Prof. Valério Arcary
Resumo Muitas análises econômicas catastrofistas já foram feitas sobre o destino do capitalismo. Como se articulam as determinações que explicam a preservação tardia do capitalismo? A longevidade do Capital é um tema espinhoso, mas inescapável. Pioneira na identificação da natureza destrutiva do capitalismo em sua fase imperialista, a obra de Rosa Luxemburgo permanece uma inspiração para os socialistas do século XXI. Mas a hipótese da crise final não parece ter passado na prova da história. Não porque tenham faltado crises do Capital, mas pela capacidade do Sistema de superá-las, se não triunfa a mobilização revolucionária de massas.
Abstract
Many economic catastrophic analyses were already made on the destiny of capitalism. How do they articulate the determinations that explain the late preservation of capitalism? The longevity of Capital is a thorny theme, but a necessary one. Pioneer in the definition of the destructive nature of the capitalism in its imperialistic phase, Rosa Luxembourg's work stays an inspiration for the socialists of the century XXI. But the hypothesis of the final crisis doesn't seem to have past in the proof of history. Not because we have lacked Capital’s crises, but for the capacity of the System to overcome them, if don't triumph the revolutionary mobilization of masses.
Palavras chaves: capitalismo, crise final do capital, Rosa Luxemburgo, Lênin.
Key words: capitalism, capitalism final crisis, Rosa Luxemburg, Lenin.
“Em agudas contradições, crises, convulsões, se evidencia a crescente inadequação do desenvolvimento produtivo da sociedade às relações de produção em vigor. A violenta aniquilação do capital (nas crises), não por circunstâncias alheias a ele, mas como condição de sua auto-conservação, é a forma mais contundente de aviso para que ele