teoria do conhecimento
Questão 1
Recorte 1
A concepção histórica preponderante no recorte 1 é a visão moderna da ciência.A revolução moderna surge no final da idade média, perpassa o período renascentista e culmina no século XVII,com a chamada Revolução Científica.No período renascentista inicia-se a ideia de que as culturas fundamentadas no conhecimento racional da essência (da antiguidade clássica) ou nas verdades reveladas pelos parâmetros bíblicos (do medieval) deveriam ser apagadas do imaginário e da mentalidade dos europeus ocidentais, de modo a valorizar-se apenas o uso dos métodos experimentais rigorosos, que, amparados no conhecimento matemático, eram capazes de proporcionar respostas consideradas cientificamente verdadeiras e provados.
Recorte 2
A concepção histórica preponderante no recorte 2 é a visão contemporânea da ciência.Nesse período a cientificidade passa a ser pensada nesse momento como uma ideia reguladora de alta abstração e não mais como sinônimo de modelos e normas a serem seguidos. Agora a teoria não será mais aceita como definitivamente confirmada.Com a objetividade da ciência resultada do julgamento feito pelos membros da comunidade científica que avaliam criticamente os procedimentos utilizados e as conclusões , divulgados em revistas especializadas e congressos , a ciência procura demonstrar que é capaz de fornecer respostas dignas de confiança, desde que submetidas continuamente a um processo de revisão crítica,sistemática e fundamentadas nas teorias vigentes.
Questão 2
As duas passagens de “Heráclito” e “ Raul Seixas” , afirmam que a realidade está em constante mudança, tal mudança ocorre sempre, a partir da união de contrários do ser e do não ser como faces de uma mesma moeda.
Diferente de “Zenão de Eléia” (495-4390 a.C), filósofo pré-socrático que defende prova a imobilidade de todas as coisas. O primeiro texto de Heráclito compara as coisas com a corrente de um rio, que não se pode entrar duas