Teoria de voo
O altímetro é o instrumento cuja função é indicar a altitude do avião, ou seja, sua altura em relação ao nível do mar, e ele cumpre esta tarefa através da medição da pressão atmosférica. Acontece que, quanto mais se sobe, mais rarefeito é o ar e menor é sua pressão. Assim sendo, o altímetro é basicamente um barômetro com a indicação em pés.
Acontece que, por uma série de fenômenos meteorológicos como mudança de temperatura e da umidade do ar, a pressão atmosférica varia no decorrer do tempo. Isso faz com que o altímetro não seja por si só um instrumento preciso, pois em um mesmo local pode indicar uma altitude e, uma vez que a amosfera tenha mudado de pressão, outra.
Por isso foi criado o ajuste do altímetro, que permite ao piloto programar no equipamento qual seria a pressão, no momento, correspondente à pressão no nível do mar, para que a partir desta o altímetro possa fornecer uma indicação real da altitude. É muito importante que, para pousos e decolagens, o altímetro esteja devidamente ajustado para indicar a altitude real da aeronave, pois caso contrário o piloto, baseado em uma indicação errônea, poderá colocar o vôo em risco.
Este ajuste, que permite a leitura real da altitude, é o ajuste QNH. Existe também um outro tipo de ajuste, criado para manter a segurança nas diversas aerovias, e é denominado ajuste QNE.
PDF Creator - PDF4Free v2.0
http://www.pdf4free.com
Para este ajuste acerta-se o altímetro para a pressão padrão de 1013,2 milibares ou 29,92 mmHg (Hectopascal). Quando em rota, todas as aeronaves devem estar utilizando o ajuste QNE. Ele fornecerá uma indicação falsa da altitude da aeronave, porém essa indicação será compatível com a indicação de todas as outras aeronaves que estiverem voando com este mesmo ajuste.
Ou seja, mesmo que o ajuste QNE forneça uma leitura errada, por se usar de um ajuste padrão todos os aviões em rota terão o mesmo erro, ou seja, terão
uma