Teoria de Voo de Alta Velocidade - X-15
TEORIA DE VOO DE ALTA VELOCIDADE
Paulo Fontes Machado Filho
NORTH AMERICAN X-15 – VOO HIPERSONICO
Trabalho sobre a aeronave X-15 e suas caracteristicas de voo, para a disciplina Teoria de Voo de Alta Velocidade, do curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi - Prof. José Antão do Nascimento Neto
São Paulo
2013
Introdução
O X-15 foi uma aeronave de pesquisa experimental desenvolvida pela USAF - Força Aérea Americana em conjunto com a NASA – Administração Nacional de Aeronautica e Espaço como parte do projeto “X-Plane”.
Foi uma aeronave propulsada por um motor foguete e até os dias de hoje, detem o recorde de aeronave mais rápida operada por um homem, sua velocidade máxima registrada é de 7274 km/h (Mach 6.72).
Caracteristicas
Como podemos ver na imagem que acima o X-15 possui todas as caracteristicas de um jato puro, porém, com um motor foguete.
O nariz da aeronave é o mais afilado possível, de forma que seu arrasto seja mínimo, suas asas são pequenas e enflechadas, de forma a aumentar seu mach crítico e gerarem menor arrasto e possui perfil supercrítico, fazendo com que a onda de choque gerada no extradorso seja fraca, mitigando o arrasto.
De forma a estabilizar a aeronave caso houvesse uma perda de controle, a aeronave era equipada com foguetes retro-propulsores, tornando possivel sua reestabilização, mesmo em parafusos chatos ou um estol, a aeronave contava tambem com speedbrakes na cauda, freios aerodinâmicos que ajudavam na estabilidade após ser solta do B-52 Stratofortress até adiquirir velocidades maiores.
Seu estabilizador vertical era espesso e cuneiforme que se estendia do dorso ao ventre da aeronave, isso fazia com que sua estabilidade em velocidades hipersônicas fosse muito maior, entretanto, o arrasto gerado velocidades menores era tanto que seu