TEORIA DE SISTEMAS
DEFINIÇÃO:
TEORIA: Ação de examinar, completar, estudar, etc. É um mapeamento para observação de um fenômeno.
GERAL: Pode ser aplicada a todo o tipo de sistema.
SISTEMAS: Conjunto de elementos, materiais ou idéias, entre os quais se possam encontrar ou definir alguma relação. Um todo organizado ou completo. Um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário.
CONCEITO: É uma teoria que tem por objetivo melhorar a compreensão sobre sistemas, podendo ser aplicada de forma geral, a todo o tipo de sistema. É interdisciplinar, pois para a sua compreensão e aplicação recorre-se a conceitos de Filosofia, Sociologia, Biologia, Psicologia e Administração, entre outros.
HISTÓRICO: A Teoria Geral de Sistemas (TGS), foi desenvolvida da década de 60, pelo biólogo alemão Ludwing von Bertalanffy, rapidamente houve uma preocupação de integrar as premissas da TGS nas varias ciências naturais e sociais.
Para Bertalanffly, o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, que se caracteriza pela preposição de objetivos, globalismo ou totalidade do sistema, entropia e hemeostasia.
PREMISSAS BÁSICAS DO SISTEMA:
- Os sistemas existem dentre de sistemas. Sistemas são constituídos de subsistemas.
- Os sistemas são abertos. É um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação.
- As funções de um sistema dependem de suas estruturas.
REPRESENTAÇÃO DIAGRAMÁTICA
CARACTERISTICA DO SISTEMA:
- PROPOSITO OU OBJETIVO: definidos pelos arranjos de suas unidades ou elementos (ou objetos), ou seja, sempre visa um objetivo ou finalidade a alcançar.
- GLOBALIDADE OU TOTALIDADE: qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades.
Exemplo de compreensão do sistema
TIPOS DE SISTEMA:
- QUANTO SUA CONSTRUÇÃO:
-