teoria de sistemas
A teoria de sistemas (TS) é um ramo especifico da Teoria Geral de Sistemas (TGS). Com ela, a abordagem sistêmica chegou a Teoria Geral da Administraçõa a partir da década de 1960. E tornou-se parte integrante dela.
A teoria geral de sistemas (TGS) surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy.
A teoria de sistemas não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas, mas produzir teorias e formulários conceituais para aplicações na realidade empírica.
Até meados dos anos 50 a teoria administrativa clássica não levava em consideração o ambiente externo das organizações, nem tampouco as mudanças do ambiente extra empresa. Paralelamente, todas as teorias consideravam a organização a partir de uma visão simplificada que não conseguia perceber a complexidade que pode existir dentro de uma mesma organização. As organizações eram definidas com sistemas fechados, ou seja, os subsistemas organizacionais eram analisados separadamente e a eficiência operacional era tida como o único meio para a empresa obter êxito e de se tornar eficaz.
Atualmente porem, as mudanças do ambiente externo da empresa alem de frequentes, ocorrem rapidamente. Os acontecimentos externos podem facilmente afetar a empresa de tal forma que as organizações não podem mais ser consideradas como sistemas fechados, mas como sistemas abertos. Neste novo cenário as organizações devem se adaptar as mudanças do ambiente externo, ou seja o ambiente externo passou a ser mais considerado quando as empresas desenvolveram suas atividades.
Resumindo, a teoria de sistemas surge como uma nova forma de interpretar a organização e compreender melhor o ambiente interno e externo da organização. Assim os administradores percebem a organização como um todo, composta por partes cuja atividade afeta de forma direta ou indiretamente a atividade de toda a organização.