Teoria de sistemas
Apesar de toda a profunda influência das ciências de comportamento sobre a teoria administrativa, os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de subsidiar. Todas as teorias administrativas se assentaram na Teoria Clássica, seja como ponto de partida seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente. A abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje, dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.
A abordagem Neoclássica consiste em primeiro identificar as funções dos administradores e , em seguida, destilar delas os princípios fundamentais da complicada prática de administração. É uma abordagem intensamente utilizada nos dias de hoje.
A Teoria Neoclássica da Administração preocupa-se com a prática administrativa (ação administrativa) e sua ênfase nos objetivos e resultados.
As principais características básicas da Teoria Neoclássica são:
*Enfase na prática da administração;
*Reafirmação dos postulados clássicos;
*Enfâse nos princípios gerais de administração;
*Enfâse nos objetivos e resultados;
*Ecletismo;
*A ênfase na prática de administração:
A teoria neoclássica caracteriza- se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, muito embora não se tenha descurado dos conceitos teóricos de administração. Os autores neoclássicos procuram desenvolver os seus de forma prática e utilizável, visando principalmente a ação administrativa. A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática.
*A Reafirmação relativa dos postulados clássicos:
A teoria neoclássica é quase como uma reação