TEORIA DE SISTEMA INDIV RAI
Surgiu da percepção dos cientistas, de que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência. Foi difundida devido a necessidade de síntese e integração das teorias anteriores. Simultaneamente com o desenvolvimento de outras áreas científicas, a Teoria Geral de Sistemas pode ser aplicada na administração.
Nessa teoria há quatro pressupostos: 1. Há uma afinidade geral no sentido de integração científica, natural e social. 2. Tal integração parece se basear numa Teoria Geral de Sistemas exata nos campos não físicos da ciência. 3. Desenvolvendo princípios unificadores que atravessam verticalmente o universo das ciências individuais, esta teoria aproxima-nos da meta da unidade da ciência. 4. Isto pode levar a integração, fundamental na educação científica.
Churchman disse que um sistema é um conjunto de partes, coordenadas para realizar determinadas finalidades. O objetivo so cientista da administração é justamente detalhar o sitema total: seu ambiente, sua finalidade, a estrutura de seus integrantes e os recursos disponíveis para as ações do sistema. As ideias básicas da Teoria de Sistemas aplicadas à administração podem ser explicadas a partir dos seguintes aspectos: Homen social; Conflitos de papéis; Incentivos mistos; Equilíbrio integrado; Estado estável.
Toda empresa se insere num meio ambiente onde se originam os recursos utilizados para desenvolver sua atividade e destina os seus resultados. Existem 3 elementos interdependentes no esquema de um sistema organizacional: entradas, processos e saídas.
A crítica mais severa sobre a Teoria de Sistemas refere-se a excessiva cientificidade no tratamento dos problemas organizacionais.
TEORIA MATEMATICA DA ADMINISTRAÇÃO
Muitas decisões administrativas são tomadas com base em soluções contidas em equações matemáticas que simulam situações reais que obedecem a certas leis ou regularidades. A Teoria Matemática é a que proporcionou modelos para atender a tais