Teoria de pascal e arquimedes fisica ii
Clesiane Oliveira Carneiro
Principio de Pascal, Principio de Arquimedes e tensão superficial
Feira de Santana
Abril/2013
Clesiane Oliveira Carneiro
Principio de Pascal, Principio de Arquimedes e tensão superficial
Trabalho solicitado pelo Professor Paulo Portela, como forma de avaliação do Componente Curricular Física Geral e Experimental II, do 3º semestre do curso de Engenharia Civil.
Feira de Santana
Abril/2013
Sumário:
1.0- Materiais
2.0- Introdução
3.0- Procedimento Experimental
4.0- Demonstração do princípio de Arquimedes
5.0- Demonstrações da ação da Tensão Superficial
6.0-Conclusão
7.0- Referências
1.0- Materiais:
- Água - 02 Garrafas pet (uma inteira e uma cortada ao meio); - 01 Bocal de caneta; - Massa de modelar; - 01 Lâmina de barbear; - 01 Moeda; - 01 Caixa de fósforos; - Detergente.
2.0- Introdução:
Através dos experimentos realizadosem sala de aulafoiexplicado as teorias do principio de Pascal, principio de Arquimedes e tensão superficial,para explicar o professor baseou-se no funcionamento de um submarino.
O princípio de funcionamento de um submarino está baseado na variação de seu peso.
Uma vez que a água é admitida, o submarino começa sua imersão, antes da imersão total, o empuxo varia continuamente igualando-se ao peso, o qual muda enquanto a água esta sendo admitida em seus tanques. Quando está totalmente submerso, o empuxo atuante sobre o submarino não é mais variável, já que o volume do submarino não varia.
Então, a admissão de água em seu interior permite o aumento de seu peso fazendo-o imergir (P > E) e a retirada de água de seus tanques através de