Teoria de maslow
QUEM FOI ABRAHAM MASLOW?
Psicólogo norte-americano, Abraham Maslow foi o criador da hierarquia de necessidades, conhecida como a “Pirâmide de Maslow”. Nasceu no Brooklin, Nova York, em 1° de abril de 1908. Seus pais eram semianalfabetos, mas como a família sonhava em ter um filho advogado, ele ingressou na faculdade de Direito de Nova York.
Insatisfeito, largou o curso e transferiu seus estudos para a Universidade de Cornell. Casou-se a contragosto com sua prima e logo se mudou para Wisconsin, onde conheceu o estudioso Harry Harlow, responsável pelos estudos a respeito do comportamento de filhotes de macacos.
Esse contato despertou o interesse de Maslow pela psicologia. Tornou-se, na área acadêmica psicológica, barachel em 1930, mestre em 1931 e doutor pela Universidade de Wisconsin em 1934.
No ano seguinte, retornou a Nova York, e começou a trabalhar na Universidade de Columbia e a dar aulas na Universidade do Brooklin, onde conheceu importantes grupos de psicólogos. Passou a se dedicar aos estudos da motivação humana e das hierarquias da necessidade do indivíduo.
PIRÂMIDE DE MASLOW
Maslow viu a motivação como necessidade de ordem biológica que precisa ser satisfeita. Para isso ele elaborou uma hierarquia com cinco níveis de necessidades a serem supridas e as colocou em um sentido de progresso, onde uma necessidade precisa ser suprida ou parcialmente satisfeita para que a pessoa busque a satisfação da próxima necessidade. Criou-se então a “Pirâmide de Maslow”, para melhorar explicar essa Teoria.
Na base desta pirâmide, tendo como primeira necessidade, temos as necessidades básicas ou fisiológicas: alimentação, sono, sexo, ar, água;
Em seguida temos como segunda necessidade de segurança: moradia, estabilidade no emprego, dinheiro.
Como terceira temos as necessidades sociais: afeto, amizade, aceitação do grupo.
Em quarto temos a necessidade de estima ou status: autoestima, confiança,