Teoria de Maslow
MASLOW DESCONHECIDO
UMA REVISÃO DE SEUS PRICPAIS TRABALHOS SOBRE MOTIVAÇÃO
sandro
12/09/2013
Trabalho realizado pela aluna: Celina Monteiro do 1° período do curso de Administração, á ser entregue para a professora: Consuelo da disciplina de: Teoria Geral da Administração.
INTRODUÇÃO
Objetivo do presente trabalho é mostrar a hierarquia de necessidades de Maslow que foi introduzida pelo mesmo e se refere a uma pirâmide que representa uma divisão hierárquica a respeito das necessidades humanas. Na base da pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que, apenas quando satisfeitas escala-se em direção às hierarquias mais altas para atingir a auto realização que é o nível mais alto.
Maslow desenvolveu uma proposta teórica fundamentada em muitas estratégias de pesquisa que pode ser aplicada em diversos segmentos, esta proposta foi sendo reformulada por toda sua obra.
Ele formou-se em psicologia na Universidade de Winsconsin, tinha por diretriz de trabalho uma tentativa de síntese das ênfases, dinâmica holística e cultural. Seus estudos sobre motivação humana tinham a finalidade de desenvolver uma teoria que pudesse embasar a compreensão do homem inserido na sociedade.
• A VISÃO DE CIÊNCIA E DE HOMEM SEGUNDO MASLOW
Maslow percebeu com clareza que um determinado comportamento pode ter diversos significados e que os modelos puramente biológicos são frágeis para entender o homem e sua complexidade. Ele então abandona a aleição de comportamento humano como unidade de análise, e passa a exigir uma pesquisa e articula o entendimento da pessoa em seu entorno social: com a família, com as pessoas, o estilo geral de suas ideias.
Maslow apoiava-se em uma visão de homem racional, mas às voltas com seus impulsos e desejos.
• O CONCEITO DE MOTIVAÇÃO
A contribuição de Maslow foi