Teoria de maslow, mcgregor e herzberg
Abraham Maslow desenvolveu o conceito de pirâmide das necessidades, uma vez satisfeitas as necessidades fisiológicas básicas da alimentação ao desejo de um ambiente seguro e estruturado, as necessidades mais elevadas de auto-estima e realização pessoal podem ser preenchidas.
Para Maslow existe uma hierarquia natural entre a natureza das necessidades e nenhuma delas é absoluta. O comportamento humano é impulsionado pelas necessidades não satisfeitas, caso as necessidades básicas não estejam satisfeitas o ser humano não terá a necessidade de progredir e passar ao estágio superior.
A teoria das necessidades consiste na elaboração de uma pirâmide em que a base assenta nas necessidades fisiológicas e o topo assenta na necessidade de auto-realização, sendo a auto-realização a principal necessidade.
Figura 1: Pirâmide das necessidades de Maslow
A pirâmide das necessidades de Maslow possui 5 categorias de necessidades: fisiológicas, segurança, sociais ou de associação, de estima e de auto-realização.
Necessidades Fisiológicas
Tem uma importância vital para a existência humana, embora estejam no nível mais baixo da hierarquia. Nas necessidades fisiológicas, encontramos a necessidade de alimentação, de sono, de abrigo, desejo sexual, etc. As necessidades fisiológicas nascem conosco, estabelecendo uma relação direta com o instinto de sobrevivência e preservação da espécie.
Necessidades de Segurança
Constituem o segundo nível das necessidades humanas. É a procura de estabilidade e proteção contra a ameaça de perigo ou privação.
Necessidades sociais ou de associação
Consiste na necessidade de associação, de participação, de afeto, de amizade, de aceitação, de amor. A falta de amor e afeição na nossa sociedade conduz à falta de adaptação social e à solidão.
Necessidades de Estima
É o desejo de respeito próprio, sentimento de realização pessoal aliado ao reconhecimento por parte dos outros. É a maneira que o individuo