teoria de literatura
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa
Atividades Práticas Supervisionadas
TEORIA DA LITERATURA
HOMEM MORRE AFOGADO EM LAGOA
Um homem de 29 anos morreu ontem afogado numa lagoa de uma pedreira desativada, em Santa Maria da Feira. O corpo apareceu a cerca de 13 metros de profundidade depois de 20 minutos de buscas da equipe de mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Espinho. Orlando Pacheco, residente no Lugar da Mourisca, em S. João da Madeira, mergulhou nas águas profundas da Pedreira da Albarrada, em S. João de Ver cerca das 18h00, mas já não voltou, contou ao CM Abílio Ferreira, o único amigo que aceitou falar. Alguns amigos ainda se terão lançado à água, na tentativa de o resgatar, mas sem qualquer resultado, dada a dimensão da lagoa, que tem mais de 100 metros de desativada há cerca de 15 anos e, desde então, já se registaram três acidentes mortais, por afogamento. Apesar dos avisos a proibir os banhos, esta pedreira é muito procurada, sobretudo nas tardes de calor, para andar de jet-ski. Tem um vigilante, mas não adianta, porque eles entram por aí dentro e ainda o ameaçam, explicou ao CM António Cunha, que mora nas imediações da pedreira. (Correio da Manhã. Portugal, 2006).
POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro: Bebeu, Cantou, Dançou e depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
Ao analisarmos os dois textos apresentados, concluímos que no primeiro é empregada a linguagem transparente, com uma descrição e riqueza de detalhe na hora da sua narração deixando o leitor completamente ciente de tudo sobre a noticia,colocando uma descrição completa de todos os acontecimentos de forma cronológica e descritiva. No segundo texto, percebe-se a linguagem “opaca”, onde são omitidos