Teoria de Estado Karl Marx
Pretendo ao longo do trabalho extrair de formaclara e objetiva o conceito de Estado sobre o ponto de vista do sociólogo Max Weber.
Este alemão foi indiscutivelmente um dos pensadores mais influentes em várias áreas nomeadamente na sociologia,na política e na sociologia.
Nas sociedades ocidentais modernizadas, o desenvolvimento das várias instituições, económicas, sociais e culturais foram desencadeadas por um processo geral deracionalização. A organização do Estado moderno segundo Weber caracteriza-se por vários aspetos, como a implementação de um comando militar, a agregação de um monopólio do uso da força física, um sistematributário assim como a administração burocrática.
Weber atribuía ao Estado a capacidade de dominação, e dessa forma os indivíduos deveriam obedecer ao poder sem o contestar. Esta dominação é um dospontos mais observados na conceção do Estado na teoria de Weber, este intelectual distinguia três tipos de poder para se atingir o domínio total dos indivíduos. Ora, o primeiro era o poder tradicional, osegundo era o poder legal e o terceiro referia-se ao poder carismático.
Weber atribuía ao Estado, aos seus serviços administrativos a função de legislar leis, e dessa forma poder obter um maiorcontrole sobre os indivíduos.
Este intelectual considerava que era necessário um Estado ter uma estrutura forte e organizada para que os indivíduos pudessem reconhecer a sua legitimidade e assim obedeceraos seus regulamentos específicos.
O capitalismo para Marx é um determinado modo de produção cujos meios estão nas mãos dos capitalistas, que constituem uma classe distinta da sociedade. Segundo Marx os modos de produção estão nas mãos dos capitalistas, que constituem uma classe distinta da sociedade. A propriedade privada, divisão social do trabalho e troca são características fundamentais da sociedade produtora de