Teoria de administração
Polo- 4092 Caxias-Ma
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA Curso Ciências Contábeis 1º Sem
Período Letivo 2012/2
Disciplina: Administração
Nome Professor EAD: Olney Bruno da Silveira Junior
ATPS de Administração
Caxias-Ma
20-09-2012
SUMÁRIO
Introdução
Ideais Mercantilistas
Teorias Administrativas
Administração Por Objetivos
Quadro Comparativo
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Introdução
Ao falarmos sobre administração e seu processo evolutivo tem se a necessidade de abordar desde o início lá no feudalismo, onde tudo era bem simples até chegarmos a essa grande complexidade que são os dias atuais.
Observa-se que dentro do feudalismo a relação entre o servo e o senhor feudal era visto quase como uma certa submissão pois em troca de seu trabalho nas terras do senhor feudal poderia cultivar uma porção para o próprio sustento que de tudo pagava imposto até pelos instrumentos usados no cultivo mas sabendo que independentemente de qualquer eventualidade a prioridade seria as terras e os pertences do senhor feudal que seria atendidos primeiro.Com o passar do tempo os senhores dividiram as terras em porções menores objetivando atingir um número maior de vassalos já se preparando para possíveis ataques, e a única forma era essa. A terra no feudalismo era sinônimo de riqueza já nos dias atuais, a riqueza é determinada pelo número de bens que se possui como terras, fábricas, usinas, minas, rodovias, barcos e maquinaria de todo tipo são necessários à produção das mercadorias que utilizamos. No feudalismo a igreja católica obteve várias aquisições de terras, onde os homens ricos doavam para assim acreditarem estar mais próximo de Deus, fazendo com que se tornasse um das instituições mais ricas desde aquele período.
Os pequenos artesões eram recolhidos nas casas dos senhores para confeccionar seus utensílios mais cresceu tanto o comércio que antes consistia em trocas