Teoria das Tensões
Devemos salientar aos alunos deste curso que a finalidade desta matéria é em principio transmitir-lhes conceitos práticos sobre RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS e por este motivo procuramos resumir ao máximo a parte teórica da mesma, salientando-lhe sobremaneira a parte prática. Atente-se também para o fato de que não queremos aqui, apresentar um tratado sobre a matéria, porém, na medida do possível e, com a ajuda dos próprios alunos, derrubar o mito que há sobre a mesma, mito este que deve-se muito mais a estórias e ao des- preparo dos alunos em algumas das matérias básicas, o que procuraremos na medida do possível corrigir. É importantissima portanto a participação efetiva dos alunos nos cursos para conseguirmos o melhor rendimento possível, de nossa parte procuramos resolver um grande número de exemplos em classe e fornecer aos mesmos inúmeras cópias de exercicios resolvidos para consulta.
Prof. Milton Giacon Júnior
CARGAS AXIAIS - CARGAS TANGENCIAIS - TENSÕES
1. Cargas Axiais - Denominam-se axiais às cargas que são paralelas aos eixos da peças e que conseguentemente são perpendiculares às secções transversais das mesmas.
2. Cargas Tangenciais- Analogamente, denominam-se tangenciais às cargas que são per-pendiculares aos eixos das peças e conseguentemente paralelas às secções das mesmas.
3. Tensões - Diz-se da atuação de uma determinada carga sobre uma certa área de superficie qualquer. TENSÃO NORMAL EM VIGAS BI-APOIADAS
1.1 Conceito de tensão normal : É aquela tensão que atua perpendicularmente à secção transversal de uma viga e representa a atuação de cargas que aparecem nesta secção trans- versal devido a esforços