Teoria das relações humanas
Principais vultos: Elton Mayo (1880/1947), Kurt Lewin (1890/1947), John Dewey, Morris Viteles e George C. Homans.
Ênfase: pessoas
A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos como conseqüência imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração.
Aspectos que originaram a Teoria das Relações Humanas:
1- A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
2- O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia.
3- As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt
Lewin foram capitais para o humanismo na administração.
4- As conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo.
A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNEO
Em 1927, o conselho nacional de pesquisa iniciou uma experiência na fabrica de Hawthorne da Western Electric Company, situada em Chicago, para avaliar a correlação entre iluminação e a eficiência dos operários, medida por meio de produção. A experiência foi coordenada por Elton Mayo, e estendeu-se à fadiga, acidentes de trabalho, rotatividade do pessoal (turnover) e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal. Os pesquisadores verificavam que os resultados da experiência eram prejudicados por variáveis de natureza psicológica. Tentaram eliminar ou neutralizar o fator psicológico, então estranho e impertinente, o que fez a experiência prolongar até 1932 . Os estudos básicos efetuados por Mayo e seu grupo tiveram as seguintes fases:
* Primeira Fase
Na primeira fase pretendia-se verificar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários. Para isso, tomou-se dois