Teoria das relações humanas
A teoria das relações humanas surgiu nos estados unidos como conseqüência das conclusões da experiência de Hawthorne desenvolvida por Elton Mayo. Essas teorias criam novas perspectivas para a administração, visto que busca conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado de forma muito mecânica. Com os novos estudos o foco mudou e do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como homos social.
Experiência de Hawthorne
A Experiência de Hawthorne foi inicialmente pensado pela Western Eletric Company em 1927, para examinar os efeitos dos vários nives de iluminação na produtividade e eficiência dos trabalhadores. Durante sua realização o estudo logo se estendeu para pesquisar também a fadiga, acidentes de trabalho,turnover(rotatividade de pessoal), e efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregadores.
A Teoria das relações humanas sofreu bastante criticas como: uma visão inadequada dos problemas de relações industriais, limitação no campo experimental e parcialidade nas conclusões levaram gradualmente a teoria a certo descrédito. A concepção ingênua e romântica do operário e a ênfase exagerada nos grupos informais colaboraram rapidamente para que essa teoria fosse repensada. Ao receber tantas criticas a teoria das relações humanas precisou de uma reestruturação completa a partir da teoria comportamental.
Teoria Comportamental
A teoria comportamental surgiu em 1947 com a redefinição total dos conceitos administrativos ao criticar as teorias anteriores, redimensionando abordagens e ampliando seu conteúdo e diversificando sua natureza. Tem como origem:
Oposição da teoria das relações humanas em relação à teoria Clássica.
Desdobramento da Teoria das relações humanas
Critica à teoria clássica
Com a teoria comportamental deu-se a incorporação da sociologia da burocracia.
O Livro “ O